• Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon

Fortius Comunicação 2019. Todos os direitos reservados.

Por que você faz o que você faz?

13/02/2019

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você já ouviu falar no Golden Circle? Caso não, dá um Google – você encontrará um vídeo do Simon Sinek falando disso em um TED. Conheci esse conceito há alguns anos, quando trabalhava na equipe de Branding da Nextel. Lembro que fiquei encantada; foi algo que realmente mudou a forma de enxergar meu trabalho, justamente em um momento no qual me questionava sobre ter um propósito, sobre ter uma atuação profissional que trouxesse mais coisas boas para as pessoas, sabe?

 

Acho que todo mundo, em algum momento da vida, começa a ter esse tipo de questionamento interno. Com exceção dos médicos e profissionais da saúde de uma forma geral, temos dificuldades para enxergar como nosso trabalho pode contribuir para ajudar as pessoas, para um mundo melhor. E o que o Simon ensina nesse vídeo (que já é um dos TEDs mais vistos do mundo!) é justamente algo simples, mas não tão óbvio: encontre o seu porquê, ou seja, aquilo que faz o coração brilhar. Seu dom, seu talento. E depois, entenda como ele impacta a vida das pessoas.

 

Tendemos a achar que, para ajudar de forma genuína, temos que ser médicos, voluntários em uma ONG ou terapeutas de cura. E, ao ver esse vídeo, minha ficha caiu: se você acredita no que você faz e realiza seu trabalho da melhor forma, essa é a sua mais linda contribuição pra esse mundo.

 

Ah, mas eu sou um gari. Então seja o melhor gari que puder. E entenda que você não limpa o lixo; você torna nossa cidade um melhor – e mais agradável! – lugar para se viver. É uma doceira? Então seu trabalho é trazer alegria e carinho para a vida das pessoas, por meio das suas delícias. É uma consultora? Que bacana é poder buscar os melhores caminhos para ajudar seus clientes a realizarem seus sonhos.

Percebeu como a coisa muda? Então te convido a pensar nisso: por que você faz o que você faz? Pode até ser que, nesse momento, você não ame seu trabalho e pense em mudar de área mas, por enquanto, encontre um propósito no que esteja fazendo. Sempre existe um! E ele te fará uma pessoa mais feliz, mesmo agora. Faça e confie.